Informatica
2011
Marco Pereira nº24
Turma 1013
13-06-2011
Índice
Meios de Transmissão 3 Meios de transmissão metálicos 4 Utilização e adaptação às exigências do mercado 4 Características e propriedades 4 Linhas de condutores aéreos 5 Cabos Simples 5 Cabos de pares entrançados 5 Cabos coaxiais 7 Meios de transmissão sem fios 9 Ligações de micro-ondas 9 Ligação via rádio 9 Ligações Lazer 9 Ligações em infra-vermelhos 10 Meio de transmissão de fibra óptica 11 Multimodo 11 Monomodo 12
Meios de Transmissão
Para a completa caracterização dos meios de transmissão, além da largura de banda e do débito máximo usados, é necessária a avaliação de um conjunto de outras grandezas físicas que reflectem o efeito de vários fenómenos ao longo de um canal de comunicação.
Atraso da propagação – o seu valor é condicionado pela distância e pela velocidade de propagação que é normalmente expressa em função da velocidade da luz.
Impedância característica – oposição do meio de transmissão ao avanço da corrente eléctrica nos condutores metálicos.
Impedância característica – oposição do meio de transmissão ao avanço da corrente eléctrica nos condutores metálicos.
Perdas de atenuação – desvanecimento do sinal ao longo da sua travessia. O principal factor para a ocorrência de perdas de atenuação é a distância.
Diafonia – limita o aumento da frequência dos sinais ( e consequentemente do débito) nos meios de transmissão.
Meios de transmissão metálicos
Os condutores metálicos são os mais simples e mais divulgados meios físicos de comunicação usada na transmissão de sinais eléctricos.
Utilização e adaptação às exigências do mercado
Os meios de transmissão metálicos são usados desde 1794, quando se deu a invenção do telégrafo.
Os condutores metálicos têm vindo a adaptar-se às crescentes exigências dos sistemas de comunicação, respondendo ao aparecimento de novas tecnologias de