Trabalho Transmiss o de Dados
CENTRO PAULA SOUZA
Transmissão de Dados: Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex.
Redes de Computadores
Profº Wagner Gusmão
2ºTRN
Embu das Artes Agosto de 2011.
Transmissão Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex
Transmissão Simplex
Uma comunicação é dita simplex quando permite comunicação apenas em um único sentido, tendo em uma extremidade um dispositivo apenas transmissor e do outro um dispositivo apenas receptor. Não há possibilidade de o dispositivo receptor enviar dados ou mesmo sinalizar se os dados foram recebidos corretamente.
Transmissões de rádio e televisão são exemplos de transmissão simplex.
Comunicação em apenas uma direção.
Transmissão Half-Duplex
Uma comunicação é dita half-duplex (também chamada semi-duplex) quando existem em ambas as extremidades dispositivos que podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da transmissão seria invertido e B transmitiria para a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.
A transmissão de walkie tolkie é um exemplo de transmissão de Half-Duplex.
Comunicação em ambas as direções, mas não simultaneamente.
Transmissão Full-Duplex
Uma transmissão é dita full-duplex (também chamada apenas duplex) quando dados podem ser transmitidos e recebidos simultaneamente em ambos os sentidos. Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem