Joana D'arc
CONSIDERAÇÕES INICIAIS.......
CAPITULO I........
CAPITULO II ........
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Guerra dos Cem Anos foi um fato que precedeu o nascimento de Joana e perdurou até 1453. Esta famosa guerra foi travada entre fidalgos e os exércitos da França e da Inglaterra, logo após os períodos das grandes Cruzadas. Entretanto, antes de falar da guerra em si, é muito importante ressaltar uns fatos ocorridos antes...
O monarca francês Filipe IV, conhecido por Filipe, o Belo, vivia atrapalhado com suas despesas na corte. Em determinado momento, procurou impedir que grandes quantias saíssem da França para a Santa Sé, o que provocou desentendimentos com as autoridades eclesiásticas. Filipe mandou que representantes fossem à Itália para repreender Bonifácio VII, o chefe da Igreja, que poucos dias sobreviveu aos ultrajes sofridos. E em 1307, Filipe conseguiu a transferência da sede do papado de Roma para Avinhão.
Mas os "feitos" do monarca francês não pararam por aí. Ele conseguiu ainda a extinção da Ordem dos Templários, de cujos tesouros se apoderou e, travou guerra com Flandres, a fim de obter suas riquezas. Este último fato atrapalhou muito os negócios ingleses no local, cujo comércio foi prejudicado devido às batalhas.
A ruína causada pela guerra provocou grandes problemas aos camponeses franceses. A falta de recursos, os pesados tributos e as fracas colheitas motivaram as chamadas jacqueries. Nesse instante, apesar dos episódios de violência contra a nobreza, os exércitos da França reorganizaram suas forças militares. Realizando a utilização de exércitos mercenários, o rei Carlos V conseguiu reaver uma parcela dos territórios perdidos para a Inglaterra.
Nas últimas décadas do século XIV, os conflitos tiveram uma pausa em virtude de uma série de revoltas internas que tomaram conta da Inglaterra. Apesar da falta de guerra, uma paz definitiva não havia sido protocolada entre os ingleses e franceses. No ano de 1415, o rei britânico Henrique V retomou a