RESENHA ANÁLISE DA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
Jefferson Bruno1 Eduardo Ramos1
Luciano L. de Sousa é graduado em engenharia elétrica da universidade de Belo Horizonte; Rafael B. da Cunha é graduado em engenharia elétrica da universidade de Belo Horizonte e Mario Henrique P. Santos é mestre em engenharia elétrica com ênfase em engenharia de potência.
O artigo em análise apresenta vinte e oito páginas dispostas da seguinte forma: Resumo, introdução, justificativa, referencial teórico, resultado e discursão, conclusão e por fim referencias bibliográfica.
Neste artigo apresentamos um resumo sobre a evolução histórica da conversão eletromecânica da energia dos ventos em energia elétrica. Mostramos também que a tecnologia de fabricação das turbinas eólicas evoluiu muito nas duas últimas décadas, aumentando a sua capacidade e eficiência na captação da energia do vento definidas pelo artigo resenhado.
Para os autores Junto com esta evolução ocorreu a aplicação dos modernos métodos de controle de velocidade e torque, tanto da turbina quanto do gerador, ao projeto permitindo a fabricação de grupos eólico-elétricos de maior capacidade, reduzindo drasticamente os custos por quilowatt instalado, confirmando desta maneira a energia eólica como uma alternativa limpa e viável de energia. Mostramos também as diversas tecnologias de gerador elétrico atualmente aplicados na geração eólica de energia elétrica.
Nesse contexto, a energia eólica possui um papel importante por ser uma das fontes renováveis de energia mais avançadas em termos tecnológicos e de aplicação. Além de não emitir gases poluentes em sua operação, utiliza um combustível inesgotável e sem custos.
A construção de fazendas eólicas é relativamente mais rápida quando comparada, por exemplo, com uma hidrelétrica. Além disso, a energia eólica é uma tecnologia 2que pode ser