Atividade de ensino sobre o processo de pesquisa
Leia o texto contido no Anexo I e identifique:
a) Tema geral da pesquisa
Assistência de enfermagem á mulher no período puerperal: uma análise das necessidades como subsídios para a construção de indicadores de gênero.
b) A descrição do problema da pesquisa
O interesse em conhecer as necessidades de gênero das mulheres e os cuidados de enfermagem necessários para o seu atendimento, durante sua internação no Alojamento Conjunto, conduziu-nos à apreensão de várias ordens de necessidades práticas. Com isso, elaboramos elementos de subsídios para a construção de indicadores de gênero que possibilitará a enfermagem prestar a assistência com mais qualidade e menos iniqüidade de gênero. A proposição dos indicadores de gênero não deve ser visto como domínio exclusivo da enfermagem, mas como um instrumento de apoio decisório para o atendimento às necessidades das mulheres no puerpério, contribuindo sobremaneira para o planejamento, gestão, monitoramento e avaliação da assistência.
c) Objetivo geral
Identificar a visão das puérperas sobre os cuidados de enfermagem recebidos por elas, durante sua internação;
Analisar as necessidades das puérperas que demandam cuidados de enfermagem, durante a internação;
Identificar subsídios para a construção de indicadores de gênero para o cuidado de enfermagem à puérpera, durante a internação, com base nas necessidades identificadas.
d) Metodologia
A metodologia usada foi do tipo qualitativa, tendo o gênero como abordagem teórica e metodológica principal. O estudo foi realizado com 58 mulheres que se encontravam nos primeiros 10 dias pós-parto normal, sem intercorrência clínica ou obstétrica, numa maternidade pública de Salvador – Bahia, sendo que 25 delas participaram do primeiro momento das entrevistas e 33, no segundo momento, por meio das oficinas de reflexão. Para operacionalizar a técnica e tratar os dados