resenha 01 ciencias ambiente
Goiânia, 14/02/2014
Disciplina: ENG 4201 – Ciências do Ambiente
Aluno: Eduardo Rodrigues da Cruz
Turma – B02
Resenha 01
Uso de Energias Alternativas
Várias tentativas de se explicar a energia dos ventos foram desenvolvidas, após muitos estudos chegou-se a conclusão de que em termos físicos a energia dos ventos pode ser explicada como a energia cinética formada nas massas de ar em movimento. As primeiras experiências a respeito da utilização da energia dos ventos apareceram no século XIX, onde a primeira turbina eólica foi desenvolvida e ligada à energia elétrica na Dinamarca. A grande maioria das turbinas eólicas estão localizadas na Alemanha, Dinamarca, Espanha e nos Estados Unidos. Em meados de 1990 desenvolveram e instalaram no Brasil os primeiros aparelhos para utilização da energia dos ventos, foram inicialmente instalados no Ceará e em Fernando de Noronha.
No Brasil as regiões do Norte e Nordeste são as mais propicias a receberem os investimentos no desenvolvimento de energia eólica. A energia eólica no Brasil pode ser mais uma alternativa na geração de energia seja ela para todo e qualquer fim, existem vários aspectos que a fazem se tornar um dos mais promissores investimentos em energia sustentável nas terras brasileiras, um deles é a utilização de energias renováveis e a consolidação de uma matriz energética sustentável para nosso País.
No Brasil a excelente qualidade dos níveis de radiação solar e ventos fortes tem despertado o grande interesse de importantes representantes internacionais e nacionais dos principais países envolvidos com energia eólica. Algumas dessas empresas estrangeiras é a ABB que já demonstra interesse em desenvolver um parque eólico que produziria inicialmente cerca de 200MW ao longo da costa do Ceará. Outro grupo de investidores que se mostrou interessado nestes novos projetos foram Thyssen/Group e a Negmicom que também demonstraram interesse em construir um parque eólico que produziria