resenha 03 ciencias ambiente
O artigo analisado faz um estudo sobre as erosões causadas principalmente em estradas vicinais, estradas estas de grande importância para o escoamento de lavouras e transito da população em geral. Foi analisada uma estrada e a partir de estudos foi elaborado um contexto de soluções utilizando técnicas de engenharia para solucionar os vários problemas encontrados na mesma.
O artigo contém cinco capítulos de texto muito bem elaborado pelos autores que nos leva a compreensão e conhecimento de soluções para problemas do tipo erosões em estradas vicinais. O artigo possui 20 páginas.
Formação de Processos Erosivos
Estradas vicinais, ou as famosas estradas de chão como são conhecidas são de grande importância para a economia do Brasil, são utilizadas para o escoamento de grãos, pecuária, e todo tipo de agricultura produzida no continente Brasileiro. Essas vias ainda são responsáveis pelo transitar do povo do campo, moradores de fazendas e sítios localizados nos interiores, acesso a serviços básicos como saúde, educação e lazer de qual seja o Estado.
Essas mesmas estradas vicinais tão importantes quanto para o Brasil e ao mesmo tempo ao povo que por ela transita sofre bastante com vários problemas, um desses problemas, as vezes pode ser o pior deles, são as erosões ou processos erosivos que nascem a todo momentos em suas vias.
A perda de solo por estes processos erosivos tem grande poder de evolução, visto que uma camada para a proteção da via da ação do tempo quase sempre é inexistente. O que se notou nas pesquisas envolvidas neste projeto, que a perca do solo perto das propriedades rural se intensifica mais ainda devido o solo ser menos compactado pelo seu emprego na agricultura. Assim esses danos de erosões se tornam mais visíveis, comprometendo as mesmas gerando o deslocamento dos sedimentos para os cursos d’agua mais próximos,