Resenha antropologia
Morte e vida de grandes cidades – Jane Jacobs
O livro Morte e vida de grandes cidades, de Jane Jacobs, se baseia em questionar o desenvolvimento do planejamento urbano nas cidades e os princípios de reurbanização relacionados a questões socioeconômicas.
Jane afirma que há um mito em relação a dinheiro suficiente para erradicar todos os problemas de uma cidade, desde a eliminação de cortiços, até a solução de problemas de infraestrutura. O capital disponível não é usado de forma coerente, sem respeito aos valores sociais, desfavorecendo sempre os mais necessitados de lazer, moradia e mobilidade.
Ela se preocupa em apresentar estratégias necessárias para poder financiar as melhorias urbanas e superar os cortiços. Em sua visão, há quatro condições indispensáveis para gerar uma diversidade exuberante nas ruas e nos distritos: 1. O distrito e seus segmentos devem atender a mais de uma ou mais de duas funções principais que devem garantir que as pessoas utilizem boa parte da infraestrutura. 2. As quadras devem ser curtas com ruas e esquinas frequentes. 3. O distrito deve ter mistura bem compacta de edifícios com idades e estado de conservação variados. 4. Deve ter alta concentração de pessoas com diferentes propósitos, inclusive o de residir nessa cidade. Com essas quatro condições atendidas, o distrito deverá desempenhar seu potencial perfeitamente, seja qual for ele.
Percebe-se então, que o planejamento urbano e de reurbanização de uma cidade não é fácil. Requer uma análise urbana bem detalhada, buscando sempre a percepção de como funciona esta cidade e das necessidades mais urgentes da população.
Marcella Sousa