Resenha analfabetismo funcional
João Carlos Hipólito Bernardes do nascimento. Romerio Pereira Galvão. Juliana da Silva Reis. O analfabetismo funcional e seu impacto a utilização das informações contábeis. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE N° ; ano ; pagina .
João Carlos é bacharel em ciências contábeis, na faculdade de ciências aplicadas e sociais de Petrolina e especialista em gestão de recursos humanos pela universidade de Pernambuco. Romerio Pereira é bacharel em ciências contábeis pela faculdade de ciências aplicadas e sociais de Petrolina, especialista em auditoria pela faculdade de ciências aplicadas e sociais de Petrolina. Juliana da Silva é licenciada em letras pela universidade de Pernambuco (UPE), cursando especialização pela faculdade de artes do Paraná (FAP).
O artigo mostra como o analfabetismo funcional vem contribuindo com grandes perdas nas empresas. Com gráficos, tabelas, e textos complementares os autores mostram que “18% dos empreendedores são analfabetos funcionais, 39% correm perigo de irem para a zona de analfabetos, enquanto 43% tem uma plena capacidade de absorção, decodificação e aplicação das informações recebidas”. Num teste feito para se chegarem a esse resultado, mostram que muitos empresários não conseguem entender toda a informação disponibilizada pelos escritórios contábeis, como conseqüência, pela falta de utilização das informações disponíveis, assim não havendo crescimento dos seus empreendimentos.
No final do artigo, trazem a conclusão de que os contadores devem iniciar um processo de aproximação aos empreendedores, adaptando a forma tradicional de transferir as informações, verificando quais clientes apresenta dificuldades em extrair informações e colocá-las em pratica, evitando o excesso de termos técnicos nas demonstrações contábeis, preferindo palavras acessíveis aos empreendedores. “A