Resenha Critica sobre "A leitura do mundo precede a leitura da palavra" de LIMA, Cristiane.
LIMA, Cristiane. A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Disponível em: . Acesso em 8 de março de 2014.
Ao lermos a obra “A leitura do mundo precede a leitura da palavra” - célebre frase do educador Paulo Freire – de Christiane Lima percebe-se uma condição do título para com o desenvolvimento do texto, pois no mesmo é abordado a condição de analfabetismo funcional e que ela surge pois o conhecimento científico e o conhecimento de mundo são condicionados para a entrada no mercado de trabalho.
No seguinte parágrafo a autora cita que apesar do conhecimento do que seja analfabeto funcional, abordado muitas vezes pela mídia, a população não tem consciência de que o analfabeto que de fato não sabe ler ou escrever está no mesmo patamar que o analfabeto funcional pois os dois estão submetidos a funções repetitivas, devido a seu limite interpretativo.
Christiane Lima ainda faz referencia ao Dicionário Interativo da Educação Brasileira onde ressalta que analfabeto funcional é classificado como tipo de instrução em que a pessoa sabe ler e escrever, mas é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. Desse modo a autora explica que com a capacidade interpretativa que o aluno é considerado de fato alfabetizado. Ademais, a professora aborda as diferenças dos níveis de analfabetismo funcional em diversos países, onde que no Brasil é considerado analfabeto funcional aquele que tem poucos anos de escolaridade em uma certa idade comparado com países como a Polônia e o Canadá.
Ainda é abordado o conceito dito pela UNESCO que diz que o analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
É afirmado também que há muitos anos se encontra dificuldade na realização