resenha 1
Disciplina: Envelhecimento e Saúde
Professora Responsável: Jordana Cristina de Jesus.
Data: 18/09/2015
Aluna: Gabriela Marques Mariano Roque
Bibliografia: GOLDSTEIN, Joshua R. "How populations age." In International handbook of population aging, pp. 7-18. Springer Netherlands, 2009.
RESENHA
Nota-se em escala global, especialmente em países desenvolvidos, uma mudança gradativa na estrutura etária da população, que é o fenômeno de envelhecimento populacional.
Neste processo a idade média da população e a fração de idosos existente em uma população vêm crescendo, ao mesmo tempo, a fração de crianças vem diminuindo.
As duas populações, a de jovens e a de idosos, estão presentes na razão de dependência demográfica, que pressupõe que jovens e idosos de uma população são dependentes economicamente dos demais. Assim, essa razão de dependência indica a parcela de pessoas que são suportadas pela população potencialmente produtiva.
Na razão de dependência, os jovens são considerados pessoas abaixo de 15 anos de idade e os idosos aqueles que estão acima de 65 anos, já os que se encontram no meio dessas duas idades são os chamados “idade ativa”. É importante lembrar, que apesar de sua fácil interpretação de cálculo, a razão de dependência deve ser tratada com desconfiança, já que é possível existir jovens que não dependam totalmente da renda de familiares, assim como os idosos. A razão de dependência, pode ser muito vantajosa em um certo período de tempo, que seria o chamado dividendo demográfico. Ele proporciona um período durante o qual há um grande número dos trabalhadores e um pequeno número de jovens e idosos dependentes, permitindo um aumento da poupança e do investimento se este período for aproveitado de forma correta.
Governos se preocupam atualmente em como enfrentar os desafios trazidos pelo envelhecimento populacional, o que é uma preocupação válida, já que valores elevados de razão de dependência indicam que a população em