Resenha 1
Com a evolução tecnológica registada na década de 90 ao nível do hardware, software e telecomunicações, o acesso à informação do potencial económico dum eventual negócio foi claramente facilitado. Estes avanços têm possibilitado uma maior eficiência em todos os sectores da economia.
Resenha
No início, a computação era um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em empresas multinacionais e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as grandes máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. A evolução da tecnologia da informação permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente. Como consequência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação.
A Tecnologia de Informação (TI) veio a este mercado tão competitivo para somar. E hoje é um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial, sendo essencial para os três níveis da empresa (estratégico, tático e operacional).
As Tecnologias de Informação facilitam a expansão dos produtos, ideias e recursos entre as nações e as pessoas, independentemente da sua localização geográfica. Criando canais eficazes para o intercâmbio de informação, as Tecnologias de Informação foram o catalizador da integração global.
Estas mudanças têm produzido muitos benefícios, embora tenham também gerado preocupações diversas. As inovações em Tecnologias de Informação têm originado novos empregos, promovido o crescimento de novos mercados e aumentado o comércio e investimento internacionais.
No entanto, a expansão das Tecnologias de Informação também introduziu custos. Trabalhadores em certas áreas de atividade económica perdem os seus empregos devido a inovações em Tecnologias de Informação, visto que alguns empregos se tornaram obsoletos na sequência da implementação das novas tecnologias.
Outra consequência negativa da