Resenha 1
A análise da cadeia de valor serve para contribuir com a administração das organizações, principalmente em seus processos estratégicos, pois possibilita a compreensão de todos os processos e atividades da empresa e de todos que, direto ou indiretamente fazem parte da cadeia na qual a empresa está inserida, fazendo com que melhore os seus pontos fracos e mantenha a vantagem competitiva. Os responsáveis por essas atividades dentro da cadeia precisam estar em sintonia, para que todos produzam com qualidade, fortalecendo o lucro da empresa e dos componentes da cadeia.
Os autores analisam e criticam a definição dada sobre cadeia de valor por outros autores, pois eles acham que não é completa e nem correta. Eles mostram, nesse estudo, o que é, para que serve e como funciona a cadeia de valor e demonstram isso com uma pesquisa exploratória da lucratividade de grandes empresas de bens de consumo e das redes de supermercados que atuam no Brasil.
Para eles, a análise estratégica de cadeia de valor precisa ser realizada com conceitos mais amplos que o de valor adicionado, balanço, demonstração de resultados entre outros. Pois deve identificar custos e resultados das atividades relevantes de todas as principais entidades da cadeia. Isto é, reconhecer que a competição ocorre entre seguimentos de cadeias e não apenas entre empresas. Na pesquisa eles mostram que, com exceção do Bompreço Bahia, todas as empresas apresentaram crescimento no percentual de margem bruta e que foi maior no segmento de indústrias. Para eles, todo esse processo se se deu com base nas informações qualitativas, quantitativas, monetárias e não monetárias, com variações nas demonstrações contábeis das empresas e também em outras fontes do mercado.
Por outro lado, os autores deixam claro seu protesto com as empresas que não divulgam as informações econômico-financeiras no