rescrever
O Titânio na Indústria Automóvel e Aeronáutica
Resistência à corrosão e a Altas Temperaturas
Docente: Eng.ª Cristina Ribeiro
Nome: Diogo Sousa Nº 1100303 MEIM 1DA
Nome: André Vieira Nº 1090278 MEIM 1DA
Sumário
Com a realização deste trabalho pretendemos estudar um tipo de material que cada vez mais tem vindo a ganhar terreno a outros materiais. Estamos a falar de um material metálico que aos poucos vai monopolizando a indústria graças às suas mais diversas características que são encaradas como vantagens. Estamos assim a falar do Titânio. A nossa ideia central consiste em dar a conhecer um pouco mais deste material que hoje em dia está tão em voga e onde é empregue. Iremos abordar essencialmente este material na indústria automóvel, bem como algumas características e composição química.
Ao longo do trabalho vamos fazendo algumas comparações e analogias a outros materiais quer idênticos quer sejam materiais que vão perdendo espaço com a introdução do titânio na indústria, de forma que a aprendizagem seja mais fácil.
Índice
Introdução
Hoje em dia existe um vasto leque de materiais, que se podem dividir em 5 grandes grupos: materiais metálicos, materiais poliméricos, materiais compósitos, materiais eletrónicos e os cerâmicos. Este é o grupo de materiais de que vamos falar e analisar neste trabalho.
A sua existência coincide praticamente com a do próprio Homem, havendo uma evolução dos mesmos desde os primórdios até aos dias de hoje. Desde sempre que os materiais cerâmicos foram muito úteis para o Homem; no entanto, nós vamos abordar a sua importância na indústria automóvel, onde ganhou especial relevância há relativamente pouco tempo atrás. Os cerâmicos têm vindo a marcar posição, aumentando as suas áreas de aplicação. Aquando a criação do automóvel, em 1892, o uso de ligas metálicas chegava a atingir 73% do peso do carro, sendo uma boa parte