res 1
CURSO DE FILOSOFIA
OS “NATURALISTAS” OU FILÓSOFOS DA “PHYSIS”
Edgar
Matrícula: 2345566
Fortaleza - CE
2014.2
RESUMO DO CAPÍTULO SEGUNDO – OS “NATURALISTAS” OU FILÓSOFOS DA “PHYSIS”
REALE, G. ANTISERI. D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga – Volume 1. Editora Paulus. 2003.
I. Os primeiros Fônios e a questão do “princípio” de todas as coisas
I. 1. Tales de Mileto Tales foi o precursor da filosofia da physis, que indica natureza no sentido arcaico de realidade primeiro e fundamental. Ele foi o iniciador de tal filosofia, pois foi o primeiro a enfatizar a existência de um principio original, causa de tudo que existe, e esse principio para Tales era a água, pois segundo o mesmo tudo que existe é oriundo dela, tudo se sustenta e termina nela. Em síntese, tudo em que há vida tem a presença do elemento.
I. 2. Anaximandro de Mileto Discípulo de Tales, Anaximandro, aprofundou a questão que se refere ao principio, afirmando que o mesmo é infinito e indefinido, portanto a água já seria algo derivado. O termo que Anaximandro emprega é ápeiron, que significa privado de limites. Portanto, tal infinitude coincidia com o divino, ou seja, Deus.
I. 3. Anaxímenes de Mileto Anaxímenes afirmava que o principio de toda a realidade seria o ar, pois buscando uma explicação mais lógica e racional que seus antecessores, o pensador viu no elemento ás transformações necessárias para fazer surgir tudo que existe. Portanto no processo de condensação, resfriando se tornaria água, e consequentemente terra. E na rareferaçâo torna ia-se fogo.
II. Heráclito de Éfeso
II.1. O “obscuro” Heráclito Heráclito ‘’o obscuro’’, é assim chamado, pois escrevia de uma forma pouco compreensível, para que não se aproximassem de seus textos os vulgos, somente os que de fato conseguissem entende-lo.
II.2. A doutrina do “tudo escorre” ‘’Não se pode descer duas vezes no mesmo rio, e não se pode