Aula 2 Res 1
Aula 02
Resíduos de produção – descarte e reaproveitamento
Objetivos Específicos
• Identificar resíduos e subprodutos no processamento de alimentos.
Temas
Introdução
1 Resíduos de produção
Considerações finais
Referências
Professora
Tânia Maria de Souza Genta
Técnicas de preservação na produção de alimentos
Introdução
É cada vez maior a preocupação com o meio ambiente e com o que pretendemos deixar na natureza para as futuras gerações. Leis ambientais mais severas e a obrigatoriedade da elaboração de plano de gerenciamento de resíduos traçam novas políticas na agroindústria para a produção sustentável, ou seja, buscam-se formas de minimizar os impactos causados na natureza pela produção e a reciclagem das partes das matérias-primas não utilizadas: os resíduos agroindustriais que são gerados durante as etapas de beneficiamento e elaboração. Empresas preocupadas com o meio ambiente e o gerenciamento de resíduos buscam alternativas de uso, venda ou doação dos seus resíduos para outras empresas que os transformarão em subprodutos. Do processamento também podem resultar os rejeitos – parte residual que não se pode aproveitar –, que devem ser descartados de forma a diminuir o impacto ambiental.
A preocupação com técnicas que evitem o desperdício e formas de aproveitamento de resíduos também faz parte da preocupação atual de serviços de alimentação; afinal, cada setor tem seu papel na busca pela sustentabilidade. A quantidade de resíduos orgânicos resultantes do processamento de alimentos na indústria e em restaurantes no Brasil é grande e preocupa autoridades sanitárias, pois os resíduos sólidos vão para os aterros sanitários, e estes nem sempre atendem às normas do país por ter manutenção cara para os municípios.
Outro ponto negativo é que os aterros sanitários são considerados poluentes, pois a decomposição dos resíduos gera chorume-poluente hídrico – e gás metano que polui mais do que o gás carbônico, de acordo