Ciclo Do Enxofre Fb Apostila
É caracterizado por um conjunto de processos pelos quais o enxofre se desloca para os minerais. O enxofre é encontrado em rochas sedimentares (formadas por acúmulos gerados pela ação da natureza), em rochas vulcânicas, carvão e no gás natural.
A queima de combustíveis fósseis que possuem enxofre em sua composição (3% no carvão e 0,05% no petróleo) produz SO2 e SO3, aumentando sua concentração na atmosfera das grandes cidades. Essa fonte é responsável por 80% da poluição por enxofre. Ambos são, nessas condições, fortemente irritantes para os olhos e pulmões; além de contribuir para a formação do smog, altamente tóxico, que surge durante as inversões térmicas.
O ciclo do enxofre é complicado pelo grande número de estados de oxidação que este elemento pode assumir, incluindo o sulfeto de hidrogênio (H2S), dióxido de enxofre (SO2), sulfato (SO42–) e ácido sulfúrico (H2SO4), entre outros; Os processos inorgânicos são responsáveis por muitas destas transformações. Bactérias, que sequestram o enxofre e/ou o liberam para o meio ambiente.
O ciclo de enxofre apresenta um ciclo com dois reservatórios: um maior, nos sedimentos da crosta terrestre outro, menor, na atmosfera. Em geral, acontece na seguinte forma:
1. As plantas absorvem compostas contendo enxofre além dos sulfatos.
2. Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos.
3. Os seres vivos se alimentam das plantas e ingerem os compostos das plantas que apresentam enxofre em suas estruturas, fazendo com que estes façam parte de sua própria estrutura;
4. Microorganismos decompõe os aminoácidos que contem enxofre nos restos de animais e plantas mortos, criando sulfeto de hidrogênio.
5. O enxofre é extraído de sulfeto por bactérias e microorganismos.
6. E os sulfatos são produzidos pela ação dos microorganismos na combinação do enxofre e oxigênio.
7. Nos sedimentos, o enxofre fica sob forma de minerais e com a erosão é dissolvido na água, onde é