Requerimento
Desta feita, temos que o gênero em questão trata-se de um pedido feito por pessoa física ou jurídica relacionado a algo a que se tem direito. Geralmente, é direcionado a alguém apto a atender tal solicitação, representado na pessoa do diretor de uma escola, reitor de uma universidade, chefe do departamento pessoal de uma empresa, dentre outras posições hierárquicas.
Notadamente nos deparamos com algo que requer procedimentos específicos para sua constituição e, para tal, discorreremos a seguir acerca de todos eles. Esteticamente, assemelha-se à carta, como podemos conferir:
* Invocação ou vocativo: Refere-se à indicação do cargo pertencente à pessoa para a qual é destinado o requerimento, acompanhada do pronome de tratamento adequado, tal como: Vossa Excelência, Ilustríssimo Senhor, Vossa Magnificência, entre outros.
* Corpo do requerimento: Constitui-se de um único parágrafo, contendo o motivo do pedido baseado em uma fundamentação legal e demais aspectos elementares, como:
- Identidade do requerente: Nome completo, estado civil, nacionalidade e número dos documentos pessoais, como RG e CPF.
* Fecho: Finaliza o documento, constando as seguintes informações: Pede e aguarda deferimento (P. e A.D) ou - Nestes termos, pede deferimento (N.T. P.D.)
* E por último segue a data e assinatura do remetente. Torna-se importante