requerimento
É o encaminhamento de um pedido à autoridade competente para atendê-lo ou denega-lo. Podem os requerimentos ser feitos de viva voz ou por escrito, sendo esta última forma a mais comum. “No curso dos processos forenses, os requerimentos, em geral, são promovidos por escrito. E, quando feitos verbalmente, e, regra, são tomados por termo, salvo quando se referem a pedidos de certidões ou para os atos extraprocessuais.”
MODELO DE REQUERIMENTO COMUM
Exmo. Sr. Diretor da Faculdade __________________
(Nome do aluno), matriculado nesta Faculdade, na área de ____________, sob o nº __________, vem requerer, com base no Decreto nº 69.450, isenção da prática de Educação Física, juntando certidão de idade para provar que é maior de trinta anos.
Nestes Termos P. Deferimento
_______________________________ (assinatura do requerente)
Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse.
Características[editar]
uso de registro formal; utilização de uma linguagem objetiva; inclusão de elementos como identificação, morada... recurso a palavras ou expressões típicas; emprego da 3ª pessoa do singular e do plural. Utilize o Padrão Ofício, contido no Manual de Redação da Casa Civil para linguagem, identificação, tipo de letra, dentre outras características, . estrutura do requerimento O requerimento é um ato pela qual alguém solicita a uma autoridade pública seja dada satisfação a um interesse. Trata-se, pois, de uma petição dirigida a uma autoridade para solicitar um benefício ou autorização. Desde que o objeto seja lícito e o requerente esteja vinculado de alguma forma ao facto requerido, sendo, portanto, parte legítima (beneficiada ou prejudicada), qualquer coisa pode ser