requerimento
A ventilação industrial é uma importante medida de controle dos riscos ocupacionais e conforto nos ambientes de trabalho. Quando bem projetada e executada com eficiência contribui na organização de um processo industrial, melhorando as condições de trabalho. Contudo, a ventilação industrial pode causar danos ambientais ou exige adaptações para locais de trabalho que necessitam de condições especiais.
VENTILAÇÃO – NORMAS REGULAMENTADORAS
NR-13 – CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO
13.2.3 Quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a "Área de Caldeiras" deve satisfazer aos seguintes requisitos:
d) ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação atendendo às normas ambientais vigentes;
13.2.4 Quando a caldeira estiver instalada em ambiente fechado, a "Casa de Caldeiras" deve satisfazer aos seguintes requisitos:
c) dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas.
NR-14 – FORNOS
14.3.1 Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais sobre poluição do ar. NR-18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
18.11 Operações de Soldagem e Corte a Quente
18.11.1 As operações de soldagem e corte a quente somente podem ser realizadas por trabalhadores qualificados.
18.11.2 Quando forem executadas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cádmio, será obrigatória a remoção por ventilação local exaustora dos fumos originados no processo de solda e corte, bem como na utilização de eletrodos revestidos.
18.20 Locais Confinados
18.20.1 Nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho devem ser adotadas medidas especiais de proteção, a saber:
e)