República das Oligarquias
Nesse trabalho apresentaremos o desenvolvimento de alguns movimentos ocorridos durante a República Velha, assim como seus antecedentes e conclusões. Esses movimentos são: Guerra de Canudos (1896), Cangaço (Séc XIX), Semana de Arte Moderna (Década de 1920), Tenentismo e o desenvolvimento do Movimento Operário (1903)
GUERRA DE CANUDOS
Foi um conflito ocorrido entre os anos de 1896 e 1897 com disputas do Exército Brasileiro contra integrantes de um movimento sócio-religioso comandado por Antônio Conselheiro. Aconteceu na comunidade de Canudos, localizada no Estado da Bahia.
-Antecedentes
Após ter sido abandonado por sua esposa, Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, começou a vagar pelo Sertão, até chegar à comunidade de Canudos, onde se tornou líder do arraial. Os cidadãos dessa comunidade acreditavam que a República era uma propagaçao do Anti-Cristo, e para eles, a cobrança de impostos, a celebraçao do casamento civil e a separação entre Igreja e Estado, eram provas de que o fim do mundo estava se aproximando. Com o tempo, Antônio começou a ser visto pelo Governo como "perigoso monarquista", querendo restaurar a forma monárquica no país. Como a república estava recém-instaurada no país, o governo precisava de dinheiro para pôr seus planos em prática, e a solução encontrada foi a cobrança de impostos nas regiões do Sertão. Os moradores da comunidade acreditam que Antônio Conselheiro poderia os libertar da situação de extrema pobreza e garantir-lhes salvaçao eterna na próxima vida.
-Desenvolvimento
Esse conflito foi marcado por quatro expedições feitas para tentar dar fim à comunidade de Canudos.
Primeira expedição: ocorrida em Outubro de 1896, é o que dá início a Guerra de Canudos. O líder da comunidade havia encomendado materias de construção para a nova igreja, porém, apesar de o material ter sido pago, o mesmo não entregue. Com isso, surgiram rumores de que os