Fichamento
LOPES, Maria Margaret. “Culturas das Ciências Naturais”. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 457-470, 2005.
Culturas das Ciências Naturais
[...] Este artigo apresenta subsídios para o ensino de História das Ciências, considerando particularmente o campo da História da História Natural e das Ciências Naturais. [...] Considera diversas tradições culturais e historiográficas que contribuíram para os nossos entendimentos atuais, de como a História Natural do Renascimento foi abandonando seus antigos quadros conceituais, assumindo novas práticas e se constituindo nas tradições da História Natural do século XVIII. (p. 457).
[...] Há cerca de quarenta anos, Thomas Kuhn chamava a atenção para a necessidade e as dificuldades de se avançar em uma compreensão alargada do período conhecido na historiografia como o da Revolução Científica [...] Considerava ainda que, caso se pretendesse uma compreensão mais abrangente das áreas de conhecimento, era preciso ter em conta que "o programa baconiano, embora inicialmente desprovido de frutos conceituais, inaugurou, todavia, certo número das principais ciências modernas" (Kuhn, 1977, p. 156-157). [...] Na linha de argumentação aberta por Kuhn, não podemos deixar de considerar – para avançar na discussão sobre a cultura das ciências naturais – as afirmações de Paolo Rossi, "a distinção de princípio entre as proposições universais e necessárias da lógica e da matemática e as ciências naturais, cujas leis seriam apenas generalizações baseadas na indução". (p.457-458).
[...] Diversos historiadores de áreas disciplinares cujas tradições se relacionam às da História Natural, tiveram por muito tempo dificuldades para situar esses campos de conhecimento nos parâmetros hegemônicos definidos para a caracterização das ciências [...] Ernst Mayr, por exemplo, considerou benéfico e necessário: salientar a pluralidade da ciência. (p.459).
[...] Enfatizando sua argumentação, o historiador das ideias em biologia, de há muito,