Formação Profissional na Atualidade
Curso de Administração
Antropologia Filosófica e Ética - Maio/2013
Elizabeth Ribeiro Ambrosi
Trabalho 1
Qual é a primeira idéia que nos vem à mente quando pensamos sobre formação profissional nos dias atuais? Qualidade e conteúdo capaz de prover uma capacitação eficaz e eficiente para o mercado de trabalho, é uma das possíveis aspirações e cabe aqui como reflexão sobre o que implica o ato de aprender. O que é o ato de aprender? Absorver e aplicar conhecimento em uma determinada área ou é uma experiência que transcende limitações físicas e práticas, ampliando e desenvolvendo competências úteis para a vida? O aprender não é um ato finito, ao contrário, nem limita-se a nenhuma formação específica. A formação profissional, da mesma forma, não finda após a conclusão de uma tese, mas estende-se por toda a construção de uma carreira. Concomitantemente desempenhamos diversos papéis durante a existência e uma formação eficaz é aquela que nos permite entender e refletir sobre a pluralidade da existência e todas as suas ramificações.
Como pequenas tartarugas que eclodem de seus ovos enterrados na areia, os seres humanos precisam eclodir de suas limitações e enfrentar a realidade de que a busca pela felicidade e/ou realização não se resume a um fim único e inflexível, mas está sujeita à variáveis e acidentes de percurso; Além de foco e vontade, é necessário improvisar e por vezes, alterar o rumo, sem perder a capacidade de vislumbrar o horizonte. E o que é o horizonte? É onde se almeja chegar, um destino, um porto seguro? Não, o horizonte é apenas a metáfora para objetivo, que vez por outra pode transformar-se em mais um ponto de partida.
A vida é complexa, o universo é complexo, o pensamento é complexo. A complexidade é companheira da diversidade. Tudo muda o tempo todo, a informação importante de hoje, transforma-se na notícia sem atrativos amanhã, diante do inusitado. Desenvolver o pensamento complexo é a