repulica
A Proclamação da República ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, ela foi imposta no Rio de Janeiro por Marechal Deodoro da Fonseca.
Ela estabeleceu um regime republicano, para acabar com a Monarquia.
Como a Proclamação aconteceu no Rio de Janeiro, os republicanos de lá pediram para Marechal Deodoro da Fonseca liderar esse movimento. Depois de tanto que eles pediram, ele acabou aceitando.
A Proclamação da República tinha por objetivo proteger o regime presidencialista e descentralizado.
Algumas “ partes” urbanas, alguns fazendeiros e o exército, acabaram dentro do golpe militar onde foi Proclamada a República.
Ao final da Monarquia, surgiu um governo provisório dirigido por Marechal Deodoro da Fonseca, esse governo tinha alguns objetivos, como:
- Fortalecer o novo regime;
- Colocar em prática algumas reformas necessárias.
A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.1 A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo permanecendo por quatro anos.
A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado. Nicolau Maquiaveldescreveu o governo e a fundação da república ideal na sua obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1512-17). Estes escritos, bem como os de seus contemporâneos, como Leonardo Bruni, constituem a base da ideologia que, em ciência política, se designa por republicanismo.2 3
Η Πολιτεία - De Republica de Platão, edição bilingue de 1713.
O conceito de república não é isento de ambiguidades, confundindo-se às vezes com democracia, às vezes com liberalismo, às vezes tomado simplesmente no seu sentido