Revolução farroupilha
Ocorreu no extremo sul do Brasil mais especificamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
•Revolta importante e extensa
Os guerrilheiros constituiram e mantiveram um Estado republicano por dez anos, isso fez com que esse conflito fosse um dos mais importantes e extensos do sec. XIX. Naquela região o espirito de republica ja era consistente tanto na elite quanto na população em geral, motivado pela aproximação das republlicas do Prata, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. Os gaúchos acostumados com as lutas nas fronteiras desde o período colonial fez com que o conflito se sustentasse durante esses anos.
•Estancieiros sulistas
Antes da guerra os estanceiros do Rio grande do Sul criavam gado e produziam charque. Este produto era vendido em todo país e consumido principalmente pelos escravos. Porém os grandes senhores de terras e escravos optavam por comprar o charque da Angertina e do Uruguai porque os preços eram menores.
Prejudicados, os donos dos charqueados do Rio Grande, exigiram que o governo aumentasse o imposto sobre o produto importado, mesmo assim para os compradores de charque era muito melhor continuar comprando o protudo importado. O governo acabou a satisfazer interesses dos proprietarios de outras regiões e assim taxou o charque gaucho nos portos do Sudeste e do Nordeste. Isso deixou os fazendeiros muito insatisfeitos o que fortaleceu a propaganda dos farroupilhas, que eram a favor do separatismo e de uma República.
•República Rio Grandense
O auge da insatisfação da elite gaúcha foi quando o presidente da provincia, Antônio Rodrigues Braga, que foi escolhido pela regencia, fixou um imposto em cima das fazendas. Em 1835, o coronel farroupilha Bento Gonçalves e seus homens invadiram Porto Alegre e renderam Rodrigues Braga. Em 1836 eles proclamaram a Republica Rio-Grandense, a capital era Piratini. Assim começou a Guerra dos Farrapos.
•Giuseppe Garibaldi
Nesse mesmo ano, Bento Gonçalves, foi preso pelas