Filosofia!
... – 14/10/2013
Filosofia – ...
1) Maquiavel foi ‘’maquiavélico’’? Por quê?
2) Compare e contraste os princípios indicados por Maquiavel para manter a imagem do príncipe (simulação e dissimulação) com o trabalho dos marqueteiros responsáveis pela imagem pública dos políticos atuais.
Respostas:
1) Ao contrário do que diz a lenda, Maquiavel não foi um oportunista mau caráter. A expressão “maquiavélico” para definir alguém esperto e sem escrúpulos é uma deformação da história. Maquiavel realmente foi muito sagaz e com grande visão, mas tinha muitos escrúpulos. “O mais seguro é fazer aquilo que é costume. Quem deixar de fazer o que é de costume, para fazer o que ‘deveria’ ser feito, encaminha-se mais para a ruína”. Em textos soberbos cultivou uma ironia discreta em relação ao seu tempo, carregada de desalento resignado em face da realidade, característica que muitos confundem com cinismo: A admiração (e o ódio) que sua inteligência despertou naquele tempo deriva da coragem que teve ao escrever certas verdades: “É muito mais seguro ser temido do que ser amado. Os homens são capazes de ofender a quem amam. Mas não tem coragem de ofender aquele que temem, pois este poderá castigá-los.” Isto é, Maquiavel não era maquiavélico. Era realista e entendia o jogo político.
2) Para Maquiavel o príncipe não precisava ser bom, ele tinha que aprender a simular boas ações, e ser falso; dissimular os atos detestáveis dele. Os marqueteiros de hoje em dia fazem isso com os políticos, eles enautecem, colocam em evidencia os "bons” atos dos políticos e negam ou abafam os que ninguém gosta pra eles terem moral com a sociedade.