COSTA, E. Viotti. Da Monarquia á Repúlica: momentos decisivos. Cap.: Política de terras no Brasil e nos Estados Unidos. p.171-195
1406 palavras
6 páginas
1. "A política de terras e a de mão-de-obra estão sempre relacionadas e ambas dependem por sua vez, das fases do desenvolvimento econômico. "(p.169)2. "A fim de regularizar a propriedade da terra(...), diversas leis importantes foram decretadas em diferentes países durante o século XIX." (p.170)
3. "A Lei de Terras decretada no Brasil em 1850 proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, colocando um fim às formas tradicionais de adquirir terras mediante posses e mediante doações da Coroa." (p.171)
4. "Uma leitura dos debates parlamentares revela um conflito entre duas diferentes concepções de propriedade da terra e de política de terras e de trabalho." (p.171)
5. "No começo da colonização, a terra era vista como parte do patrimônio pessoal do rei. A fim de adquirir um lote de terra, tinha-se que solicitar uma doação pessoal." (p.172)
6. "Na primeira fase, a propriedade da terra conferia prestígio social, pois implicava o reconhecimento pela Coroa dos méritos do beneficiário. Na segunda fase, a propriedade da terra representa prestígio social porque implica poder econômico." (p.172)
7. "O processo de transição de uma concepção tradicional da terra para uma concepção moderna teve início no século XVI,(...). A extensão e a velocidade dessa transição dependeram do grau em que a sociedade foi permeada pelos valores capitalistas." (p.173)
8. "O Brasil colonial foi organizado como uma empresa comercial resultante de uma aliança entre a burguesia mercantil, a Coroa e a nobreza." (p.173)
9. "As restrições à herança foram abolidas quando se tornou óbvio que a Coroa tinha que aumentar seus favores a fim de atrair povoadores para a colônia." (p.174)
10. "Em virtude de não ser toda a terra utilizada para fins comerciais, o proprietário podia manter um certo número de arrendatários e meeiros, (...) dedicando-se à economia de subsistência, caçando, pescando e eventualmente trabalhando na plantation." (p.174)