maquina térmica
Introdução 3
1ª Lei da termodinâmica 4
Energia Interna de um Gás Ideal 5
2ª Lei da Termodinâmica 6
MÁQUINAS TÉRMICAS¹ 7
Rendimento das máquinas térmicas 10
Ciclo de Carnot 11
Dilatação Linear 13
Máquina Térmica² 13
Máquinas a vapor 15
Máquina de Savery 15
Máquina de Newcomen 16
Máquina de Watt 16
Cavalo-vapor 17
Introdução
Neste trabalho apresenta-se como trabalha uma máquina térmica, como foi criada e quem a criou. Também apresenta em que se baseia para trabalhar, como, os cálculos e equações com base na 1ª e 2ª Lei da termodinâmica.
Em física termodinâmica, máquinas térmicas são sistemas que realizam a conversão de calor ou energia térmica em trabalho mecânico. Isto se dá quando uma fonte de calor leva uma substância de trabalho de um estado de baixa temperatura para um estado de temperatura mais alta. A substância de trabalho (normalmente gás ou vapor em expansão térmica) transfere essa energia através de sua expansão no interior da máquina térmica acionando o sistema mecânico (pistão, rotor ou outro) e realizando trabalho. Durante essa expansão, a substância de trabalho perde calor para o meio.1
O trabalho pode ser definido a partir das trocas de calor: (1) onde e são respectivamente o calor cedido da fonte quente e o calor recebido pela fonte fria.
As máquinas térmicas se distinguem de outros tipos por operarem, fundamentalmente, de acordo com Ciclo de Carnot. Apesar de sua limitação de eficiência, têm uma grande vantagem que são várias formas de energia que podem ser transformadas em calor como reações exotérmicas (como combustão), absorção de luz de partículas energéticas, fricção, dissipação e resistência. Como a fonte de calor que abastece a energia térmica da máquina pode ser gerada virtualmente por qualquer tipo de energia, estas são extremamente versáteis e como enorme gama de aplicação.
1ª Lei da termodinâmica
A primeira lei da termodinâmica nada mais é que o princípio da conservação de energia