guerra de caudos
A situação do Nordeste Brasileiro era muito precária,fome,seca,miséria,violência e abandono politico afetavam principalmente a população mais pobre e essa situação em conjunto com o fanatismo relligioso desencadeou um grave problema.
A região era composta de latinfundiarios (coroneis)improdutivos que mantinham uma enorme massa de sertanejos em condições de absoluta miseria ,como não possuiam terras e outros recursos eram obrigados a aceitar as pessimas condições de trabalho ,como tambem passar fome e sede que matavam milhares de pessoas por ano .
Esses sertanejos que viviam precariamente como um meio de sobrevivência,começaram a formar bandos de cangeceiros que aterrorizavam as populações locais e atacavam as fazendas dos coronéis,roubando tudo que podiam.
A maneira tão desumana de viver estimulava o surgimento de desordens e agitações sociais,como a escravidão havia acabado e pelos sertões grupos de ex escravos vagavam excluídos e com reduzidas espectativas de trabalho,assim como os cablocos sertanejos essa gente paupérrima passou a seguir o peregrino Antônio Conselheiro ,acreditando que ele poderia liberta-los dessa extrema pobreza e garantir a salvação eterna em outra vida.
Conforme esse moviemento ia aumentando a população começou a abandonar a sociedade republicana convencional,seguindo para Canudos onde Conselheiro oferecia abrigo e proteção até mesmo para os cangaceiros que iam se refugiar em canudos e só saiam para praticar outros roubos.
O rápido e desenfreado crecimento e o pretigio que Canudos ganhava começou incomodando ou mesmo amedrontando os lideres locais (coronéis), estava perdendo a mão de obra , mas o que eles mais temiam era um outro tipo de liderança maior do que a deles e a Igreja tambem ficou contra Canudos estava perdendo seus adptos para Conselheiro que pregava contra a Igreja devido a casamento civil .Mas a nova Republica tambem estava contra Canudos por causa que Conselehiro pregava ao não