Republica
Um conceito abstrato que faz relação a termos morais. A justiça é difícil de ser definida, ainda que a maioria das pessoas possa entender seu significado sem poder explica-lo de uma maneira correta e bem definida. A justiça é uma expressão voltada e determinada que tem que ver com a determinação da ordem e a aplicação das leis. A justiça deve ser aplicada de igual modo a todos os indivíduos que fazem parte de uma sociedade. Nada nem ninguém estão isento da aplicação das leis provenientes da justiça como um todo. Para se definir justiça devemos compreender que este termo é aplicado desde a antiguidade onde, por exemplo, na bíblia, aparecem os juízes como governantes de um povo durante um longo período em que ao estudo das caudas dos cidadãos e a aplicação das leis, eram realizadas por homens que aplicavam justiça de acordo com as leis do seu tempo e que estavam baseadas nas leis ditadas pelo Deus dos Hebreus.
Conceito de Justiça na História
Grécia Antiga
As primeiras concepções a respeito da justiça surgiram na Grécia Antiga, onde se utilizava a expressão Dikaiosyne ( Δικαιοσύνη ) para representar a personificação de uma integridade moral relacionada ao Estado e aos governos.
Aristóteles definia justiça como sendo uma igualdade proporcional: tratamento igual entre os iguais, e desigual entre os desiguais, na proporção de sua desigualdade. Aristóteles também reconhece que o conceito de justiça é impreciso, sendo muitas vezes definido a contrariu sensu, de acordo com o que entendemos ser injusto – ou seja, reconhecemos com maior facilidade determinada situação como sendo injusta do que uma situação justa.
Platão reconhece a justiça como sinônimo de harmonia social, relacionando também esse conceito à ideia de que o justo é aquele que se comporta de acordo com a lei. Em sua obra “República”, Platão defende que o conceito de justiça abrange tanto a dimensão individual quanto coletiva: a justiça é uma relação adequada e harmoniosa