Ovomaltine
Uma taça de ovomaltine.
O produto é conhecido como Ovomaltine em várias partes do mundo. Na Itália é conhecido por Ovomaltina. Quando foi exportado para a Inglaterra em 1909, houve um erro no registro da sua marca, que o levou a ser registrado como Ovaltine.
A fábrica foi criada na Suíça em 1904, mais tarde uma fábrica foi construida na Inglaterra, exclusivamente para a produção de Ovomaltine. Em seguida, esta fábrica passou a exportá-lo para os Estados Unidos.
Em 1919 o Ovomaltine começou a ser produzido em Chicago, para o mercado americano. Inicialmente divulgado com um produto integralmente composto por malte, leite e ovos, com pitadas de cacau, a sua fórmula foi alterada no decorrer dos anos. Hoje, existem diferentes fórmulas para o produto vendido em diferentes partes do mundo, devido a diferentes normas e regulamentos.
Em outubro de 2002, a divisão de alimentos de bebidas da Novartis Consumer Goods foi comprada pela Associated British Foods. ABF é a atual responsável por produzir o Ovomaltine na Suíça, China, Singapura, e Filipinas.
Surpreendentemente, os comerciais de Ovomaltine ainda são anunciados em rádios populares dos Estados Unidos, e a intensidade de seus aparecimentos tem aumentado gradativamente, tendo-se tornado mais presentes ultimamente. Isso pode significar uma revitalização da marca nesse país.
No Brasil, a estratégia de marketing foi feita em conjunto com a rede de distribuição de alimentos nacional Bob's. Atualmente, a rede McDonald´s também vende produtos feitos com Ovomaltine.
No final da década de 80, início da década de 90, o Ovomaltine começou a retomar sua fama no Brasil, tendo seu topo de reconhecimento sido alcançado no começo do segundo milênio; principalmente no segmento mais jovem da população, devido a uma estratégia bem sucedida da companhia, após ser incluido como ingrediente de um dos produtos da