Plano de maketing
Um pouco de Historia....
Em 1959, o consumidor que quisesse experimentar uma receita com Ovomaltine, um achocolatado feito à base de cereal extraído da cevada, tinha duas alternativas.
Comprava o pote no supermercado ou ia até a rede de lanchonetes Bob´s, que havia acabado de criar o milk-shake Ovomaltine.
Meio século depois, o produto idealizado em 1904 por um médico suíço que buscava combater a subnutrição infantil entra em nova rota de crescimento no Brasil, impulsionada por uma decisão da ABF (Associated British Foods), uma das maiores indústrias de alimentos da Europa que, ao invés de administrar a marca a partir de Londres, decidiu criar uma equipe própria no Brasil.
Além disso, a marca resolveu investir pesadamente em publicidade no país depois de 20 anos sem fazer um único anúncio, escolher novos distribuidores - como o grupo Pandurata, dono da Bauducco, que faz a venda no canal varejo - e, de quebra, iniciar um trabalho de campo para estabelecer parcerias com marcas fortes do setor de alimentação.
Só em publicidade estão sendo investidos R$ 24 milhões entre 2009 e 2010.
O resultado desta estratégia que começou a ser traçada há três anos por uma equipe de quatro profissionais começou a dar frutos em 2009 e deve se intensificar entre este semestre e 2011.
"Nossas vendas cresceram 69% no ano passado, 100% no acumulado de 2007 a 2009 e devemos avançar 45% neste ano", afirma Danilo Nogueira, gerente-geral regional de Ovomaltine para a América Latina.
Por trás desses números há importantes estratégias firmadas como a criação do primeiro chocolate Hershey´s do mundo com Ovomaltine, em uma estratégia em que a marca aparece na embalagem, e o lançamento, no mês passado, do Danette Ovomaltine, a sobremesa láctea da Danone.
Como que em um passe de mágica, Ovomaltine engordou sua participação nas gôndolas dos supermercados.
Ampliando ideias e tomando novos rumos...
A marca ovomaltine
*Surgiu em 1900 com o Quimico Suiço (Georges