reações
O objetivo desse experimento é apresentar um processo espontâneo de oxirredução, em que é perceptível a redução dos íons metálicos. Dessa forma pode-se perceber que, nesse processo, os íons em solução são transformados em metal.
Materiais e Equipamentos
• Palha de aço.
• Solução de Sulfato de Cobre 0,50mol/L.
• 2 béqueres de 50ml.
• Placa Petri.
Esse experimento consiste em uma reação de oxi-redução que ocorre entre o íon Cu2+ e o ferro metálico. As evidências de reação são a mudança da coloração azulada (Cu2+) da solução, e a formação de um depósito avermelhado de cobre metálico sobre a palha de aço. Um outro béquer de solução e um outro pedaço de palha de aço são deixados ao lado para servirem de referência.
Reação entre Nitrato de Prata(AgNO3) + Cloreto de Sódio(NaCl) formando o Cloreto de Prata(AgCl) + Nitrato de Sódio(NaNO3) essa é uma reação que merece ter um certo cuidado porque o nitrato de prata é danoso a saúde. Ele é um sal inorgânico, sólido à temperatura ambiente, de coloração esbranquiçada, sensível à luz. É venenoso e forte agente oxidante, a ponto de causar queimaduras por contato direto, e irritação por inalação ou contato com a pele, mucosas ou olhos. É bastante solúvel em água, formando soluções incolores. Por ser forte oxidante, pode inflamar materiais combustíveis, e é explosivo quando misturado com materiais orgânicos ou outros materiais também oxidantes. A temperaturas elevadas, pode decompor-se com emissão de gases tóxicos. Inalação: Alto. Causa sensação de queimação, tosse, dificuldade respiratória, laringite, cefaléia, náusea e vômito.
Contato com olhos: Alto. Pode causar embaçamento da visão, vermelhidão, dor e queimadura severas dos tecidos com danos aos olhos.
Contato com pele: Alto. Causa vermelhidão, queimaduras cutâneas severas e dor.
Ingestão: Alto. Causa severas queimaduras na boca, garganta, estômago. Pode causar dores de garganta, vômito e diarréia, além de colapso, coma e morte.
Emfim, fiz um