republica portuguesa
. GOVERNO PROVISÓRIO DA REPÚBLICA – 1910 A 1911
. PRIMEIRA REPÚBLICA – 1911 A 1926
. SEGUNDA REPÚBLICA – 1926 A1974
. TERCEIRA REPÚBLICA – 1974 AO PRESENTE
. FUNÇÕES DO PRIMEIRO – MINISTRO
. BIOGRAFIA DE ANTÓNIO SEBASTIÃO RIBEIRO DE SPÍNOLA
. BIOGRAFIA DE JOSÉ SÓCRATES DE CARVALHO SOUSA
. BIOGRAFIA DE PEDRO MANUEL MAMEDE PASSOS COELHO
GOVERNO PORVISÓRIO
1910 A1911
Governo Provisório da República Portuguesa foi o directório que, após a proclamação da República Portuguesa em 5 de Outubro de1910, ficou encarregue de dirigir superiormente a Nação até que fosse aprovada uma nova Lei fundamental. O Governo Provisório manteve-se em funções até à aprovação da nova constituição (a Constituição de 1911), em 24 de Agosto de 1911, dando por encerrados os seus trabalhos e auto-dissolvendo-se a 4 de Setembro, quando deu lugar ao primeiro Governo Constitucional, chefiado por João Chagas.
Constituição do Governo Provisório
O governo provisório reunido.
Dado que o golpe de Estado que pôs cobro ao anterior regime se ficou a dever exclusivamente à acção revolucionária (ou subversiva, atendendo ao ponto de vista) do Partido Republicano Português, foi por elementos deste partido que se compôs exclusivamente o governo provisório.
De facto, o golpe havia sido decidido no Congresso do Partido em Setúbal em Abril de 1909. O novo directório, composto pelos nomes menos radicais (Teófilo Braga, Basílio Teles, Eusébio Leão, Cupertino Ribeiro e José Relvas) recebeu do congresso o mandato imperativo de fazer a revolução. Os nomes mais radicais ficaram encarregues das funções logísticas na preparação da revolução. O comité civil era formado por Afonso Costa, João Chagas e António José de Almeida. À frente do comité militar ficou o almirante Cândido dos
Reis. Foi deste conjunto de nomes já conhecidos do eleitorado republicano que saíram a maior parte dos elementos do Governo Provisório.
Presidiu a esse Governo, o velho e respeitado