republica de weimar
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar e contextualizar o nascimento, desenvolvimento e o declínio da República de Weimar, bem como as nuances que levaram a ascensão do nazismo no cenário da Alemanha do século XIX.
Palavras Chaves
Socialdemocracia, Revolução, Trabalhadores, República, Guerra.
Introdução
Falar em tal República é referir-se a um movimento revolucionário que tem na sua origem uma série de problemas de ordem política e social advindos desde os tempos da Alemanha do Kaiser Guilherme II, e perpassaram ao longo da vida bávara, com sentido de novas perspectivas iniciadas já na mesmo malograda Revolução Alemã, e a culminar em Weimar, num processo contínuo e entrelaçados sob todos os aspectos.
Próprio do cenário vigente no XIX, as ideias e o pensamento de Karl Mark e Engels tem total influencia por toda Europa em especial na Rússia e no país germânico, países que em comum possuem os resquícios de um sistema monárquico e imperial, que não resistem mais ao que se reza á nova ordem mundial , principalmente após a Revolução Industrial.
Logo, é possível compreender a importância dos partidos políticos, conselhos, e da classe de trabalhadores dentro de todos os processos revolucionários no decorrer deste período histórico, e a importância de nomes como, por exemplo, Rosa Luxemburgo e Trotsky. Assim todas as revoluções bem sucedidas ou não, foram absolutamente inevitáveis.
Alemanha no século XIX
A Alemanha do século XIX apresenta-se com dois projetos políticos em disputa: um liberal e democrático, o outro militarista e reacionário. A derrota em 1849 do ideal de uma Alemanha democrática, as elites conservadoras da Prússia que haviam participado com a Áustria da repressão a revolução, passa a comandar militarmente o processo de unificação nacional, com a maior parte da burguesia alemã, a unir-se em torno de Bismarck, inimigo do liberalismo, para que o mesmo realize