República de Weimar
Essa República compareceu na história Alemã nos anos de 1919 á 1933. A forma na qual essa República fora aplicada ajudou a ocasionar a ascensão do Nazismo, além é claro da perda da Primeira Guerra Mundial e o Tratado de Versalhes, que consequentemente ocasionaram um revanchismo e deu inicio a Segunda Guerra Mundial.
Das cinzas da guerra e do império, surgiu uma república fragilizada, numa era de grandes dificuldades econômicas não só na Alemanha derrotada como também no mundo todo. O social-democrata Friedrich Ebert foi encarregado de formar o primeiro governo republicano. Tendo-se distanciado das ideias revolucionárias do passado, os social-democratas consideravam sua principal tarefa garantir a transição ordenada para a nova forma de Estado.
A República de Weimar é classificada em três fases:
A primeira (1919:1923): Foi marcada pela queda do ll Reich e as discussões politicas sobre aceitação ou não do Tratado de Versalhes, que futuramente seria um ponto decisivo sobre a ascensão do Nazismo e a Segunda Guerra Mundial.
Na politica interna formou-se um governo provisório com Partidos Sociais Democratas, em 1919 fora realizado uma Assembleia Constituinte em Weimar, onde fora promulgado a constituição que transformava a Alemanha em uma República Parlamentarista de cunho liberal. Essa nova politica foi classificada em três poderes; Reichstag (Parlamento), Reichsrat (Assembleia dos representantes dos representantes dos estados) e como Chefe da Republica o Chanceler (Primeiro ministro).
Praticamente na mesma data em que ocorreu essa reforma institucional, ocorria uma tentativa de revolução socialista, que trazia o objetivo de formar uma República Socialista nos moldes da que fora formada na Russia anos passados. Porém essa tentiva fora amordaçada e reprimida, os trabalhadores mesmo unidos não conseguiram tomar o poder e seus lideres foram perseguidos e mortos.
Nessa fase a economia Alemã passava por um período de crise, com altos piques na