Representações sociais da relação professor-aluno
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
2. PROBLEMA DE PESQUISA
Verificar qual a Representação Social de professores das primeiras séries do ensino fundamental,em relação a seus alunos.Levando em consideração os contextos Sócio-econômicos,Culturais,influenciadores do trabalho pedagógico e consequêntemente,da dinâmica escolar.
3. OBJETIVOS
Evidenciar como o professor entende sua relação com os alunos;
Descrever como se opera essa relação: sua dinâmica;
Retratar a interferência desta relação no desempenho dos alunos;
Verificar possíveis significações dos professores,potencializadoras de discriminação e preconceito.
4. JUSTIFICATIVA
A relevância do papel do professor na comunidade escolar,como agente de novas representações e promotor do encadeamento de significados positivos ou negativos.
5. FUNDAMENTAÇÃO
Um dos aspectos importantes para a realização do trabalho,é a constatação de que a escola é um campo abrangente para construção e transformação de relações grupais,visto que é metafóricamente o alicerce intelectual do sujeito.Lugar onde este aprende a representar seu pensamento através da palavra escrita,que é uma norma social (URBANO,2001).
Assim faz-se necessário a análise do papel desempenhado pelo professor na construção desses significados individuais que contribuem para o inter-relacionamento grupal.
As representações sociais são teorias do senso comum,estruturadas nas relações humanas e influenciadoras das práticas sociais.Constituiram-se como crítica a Psicologia Social que focava-se no indivíduo destacado do contexto social (FARR,1998).
Segundo Sá (1993) para Moscovici as formas de conhecimento do cotidiano eram denominadas,representações sociais.Elas tinham a função de possibilitar a comunicação entre os sujeitos e orientar seus comportamentos.
Ao falar sobre modos de significação dos docentes,Bock (2001) afirma que a Psicologia contribuiu para naturalização da