Livro: O Desafio de saber ensinar, Lúcia Moysés.
Quem: Público alvo das escolas públicas de ensino fundamental e médio, alunos de camadas populares.
O que: Conhecimento que formara um sujeito capaz de atuar de forma critica e consciente na sociedade, além das habilidades básicas...
Saber ensinar: É algo que vai além da competência do professor. Requer preparo, dedicação e responsabilidade. É algo que ultrapassa os conceitos de habilidade e competência. Exige formação concreta. O Professor, enquanto agente educativo, precisa estar comprometido politicamente com o aluno, e utilizar de todos os recursos possíveis para que este se torne um cidadão capaz de pensar criticamente.
Sem omitir a real precariedade da educação brasileira, é instigada uma reflexão quanto às verdadeiras causas e consequências do fracasso escolar vigente. A incompetência pedagógica tem suas raízes, sobretudo, politicas uma vez que o descaso dos governantes atenua a grave crise que ronda as escolas. Esta também é demonstrada pelos professores com suas condições de trabalho, que é transposta aos alunos.
O público que procura a escola pública mudou. Hoje ela é formada por alunos, em sua maioria, oriundos de setores pobres. Aliado com o despreparo dos profissionais da educação gera uma situação-problema. Pois esses profissionais criam uma visão negativa, depreciando a cultura das crianças.
A ênfase na aprendizagem por compreensão (Capítulo 2)
A aprendizagem por compreensão teve como principal base teórica os estudos de Vygotsky e seus seguidores. Nesta perspectiva a ênfase deste estudo-aprendizagem norteia-se em três elementos principais:
• Formação de Conceitos (especialmente científicos);
• Estudos sobre o desenvolvimento da consciência e o papel que o sistema organizado de conceitos desempenha na direção desses processos;
• O professor como mediador no processo ensino – aprendizagem;
Como se formam