Repositores hidroeletrolíticos - nutrição
Departamento de educação física
Arielly Maia
Chrystian c. Aires Silva
Kelly Dutra
Wildney Alcântara
Repositores Hidroeletrolíticos
Goiânia-Goiás 2013
Pontifícia universidade católica de Goiás
Departamento de educação física
Arielly Maia
Chrystian C. Aires Silva
Kelly Dutra
Wildney Alcântara
Repositores Hidroeletrolíticos
Trabalho apresentado ao curso de Educação física, turma: A01/1.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Professor (a): Flavia Coutinho
Goiânia-Goiás 2013
Resumo
Este documento tem por principal objetivo informar sobre os repositores hidroeletrolíticos que nada mais são do que bebidas isotônicas e gel de carboidratos que servem para complementar ou repor nutrientes e calorias, otimizando o melhor desempenho na prática esportiva.
Depois de correr, saltar, jogar bola, nadar, enfim praticar qualquer atividade física ou práticas semelhantes haverá uma perda hídrica considerável no nosso organismo e a reposição hídrica feita pelos repositores hidroeletrolíticos tendem a ser mais rápida que a água (o que não foi comprovado cientificamente ainda).
Uma bebida isotônica nada mais é que aquela que apresenta concentração osmótica igual a do sangue humano. Essa concentração osmótica é representada pela quantidade de soluto que estão presentes num meio aquoso. No caso dos isotônicos usados para atletas os solutos mais presentes nesses nutrientes são os que fornecem energia (glicose) e os que mais são perdidos em forma de suor (sódio e cloreto, principalmente) e que numa solução se encontram em quantidade parcialmente similares aquelas que são encontradas no sangue facilitando sua absorção.
Índice
1- Introdução.....................................................................................04
2- Desenvolvimento..................................................................05 06 07 08
3- Considerações