Reportagem sobre ENEM
A edição de 2014 teve o número recorde de inscritos, 8,7 milhões de candidatos com índice de abstenção de 28,64%, contra 29% do ano passado.
No sábado (8) foram aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo (9) provas de matemática, linguagens e códigos, redação. De acordo com o ministro da Educação, José Henrique Paim, as questões desse ano “tiveram um pouco mais de objetividade, enquanto 2013 havia textos complexos, extensos”.
Nossa equipe entrou em contato com alguns professores e perguntamos sobre a prova do segundo dia. Para o professor de matemática, Fellipe Rosa, “a prova estava bastante trabalhosa, porém fraca em conteúdo do Ensino Médio”.
Já a professora de português, Fernanda Bérgamo, fala que “a prova de linguagens foi marcada pela diversidade, mas este ano foi muito cansativo devido à quantidade de textos”.
Para Bruno Rabin, professor de redação, “o tema não era óbvio, seguindo assim a tendência dos últimos três anos no ENEM”.
Na segunda após a prova (10) fomos em algumas escolas situada em Guarapari, Espírito Santo, e conversamos com vários alunos. A maioria diz que está esperando ansiosamente o resultado, que está previsto para sair no início de janeiro.