Budismo
• Anexação do Tibete pela China (luta pela independência do Tibete - Dalai
Lama)
Ra z ão
A capacidade humana de conhecer que, ao contrário do instinto, da imaginação e da fé, por processos de investigação e de dedução objectivos e rigorosos, chega a resultados que, em geral, são verdadeiros.
Fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.
De u s
Ser sobrenatural que é objecto de crença de diversas religiões. Essas religiões têm uma c o n c e p ç ã o t e í s t a d e s s e s e r, s e g u n d o a q u a l E l e é o m n i p o t e n t e , o m n i s c i e n t e e s u m a m e n t e b o m .
Cr e n ça
O termo crença é sinónimo de convicção, designa uma disposição para admitir ou aceitar algo, para aderir a uma opinião, a uma doutrina ou a uma ideologia. Na sua acepção mais filosófica, o termo crença designa a adesão incerta a algo (uma ideia, uma teoria, um dogma...) opondo-se assim ao saber e à fé.
Cr e n ça re li gi os a
A crença religiosa é um dos pilares do monoteísmo (judaísmo, cristianismo e islamismo). Mais exigente no Cristianismo, devido ao dogma do único caminho e única verdade atribuídos a Jesus de Nazaré.
Re li gi ã o
É um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidades com a espiritualidade e seus próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido á vida ou explicar a sua origem e do universo.
Monoteísmo
É a crença na existência de apenas um só Deus. A divindade, nas religiões monoteístas, é omnipotente, omnisciente e omnipresente, não deixando de lado nenhum dos aspectos da vida terrena. São exemplos de religiões monoteístas:
1)Cristianismo 2)Espiritismo
3)Islamismo
4)Judaísmo
Politeí smo