Reportagem Lisboa
Em Lisboa podemos destacar o contraste entre o novo e o velho, o tecnológico e o ultrapassado. Entre os bairros mais antigos, podemos citar a Alfama e a Pombalina, situados no coração da cidade. São conhecidos por seus antigos casarões tombados pela UNESCO, assim como suas vielas estreitas de ladrilhos. Também há a região das Docas de Alcântara, que possui uma bela vista para o mar e uma grande gama de hotéis. Em 1994, foi a Capital Europeia da Cultura, e para sediar os eventos e dar suporte aos turistas, foi construído num antigo e esquecido bairro industrial, o Parque das Nações, uma ampla área que abriga hotéis, parques de exposição, restaurantes de vários tipos e locais de recreação.
Lisboa também é destino de muitos jovens que promovem “mochiladas”: viagens que são feitas com pouco dinheiro e sem destino marcado. Por conta da quantidade, e dos baixos preços dos albergues, que estão na faixa de 20€, muitos jovens preferem Lisboa para começar a conhecer a Europa.
Ainda para os jovens, podemos citar o Bairro Alto, que é uma mistura de região de comércio, entretenimento e habitacional. É conhecida por ficar mais ativa à noite, por conta dos bares, restaurantes, cinemas e boates.
Lisboa possui grandes eventos anuais. Eles aumentam a renda e atraem turistas do mundo todo: a Festa de Santo Antônio, o Carnaval, Festivais de cinema, dança e até de