Filosofia e Ética
1) Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e início do século VI antes de Cristo nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Milrto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
O pensamento filosófico está baseado em algo concreto, em estudos e pesquisas que questionam o porquê dos fatos. Observando situações e tentando chegar ao acontecimento de sua origem.
Já o Mito não tem fundamento. Se baseia em crenças; histórias passadas pelos poetas que se acreditava, tinham ligação direta com os deuses. 2) As teses que explicam o surgimento da Filosofia são:
_ que a Filosofia tem origem oriental;
_ que a Filosofia é um “milagre grego”.
A mais acertada é a que demonstra que a Filosofia tem dívidas com a sabedoria oriental.
Não só pelas viagens realizadas pelos gregos, mas também porque os dois maiores formadores da cultura grega, Homero e Hesíodo, todos dois poetas, se basearam nos mitos e religiões dos povos orientais e nas culturas que precederam a grega, buscando elementos para elaborar a mitologia grega, que depois, seria transformada racionalmente pelos filósofos.
3) Os fatores históricos são:
* As viagens marítimas: que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, eram, na realidade, habitados por outros homens; que aonde se dizia que haviam monstros e seres fabulosos, não haviam tais criaturas. As viagens serviram para desmistificar o mundo, que passou assim, a exigir uma explicação sobre sua origem.
* A invenção do calendário: que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando com isso, uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível.
* A invenção da moeda: que permitiu uma forma de trocar que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança, mas uma troca