renda nacional
Demanda e Oferta Agregada
Renda
As famílias recebem remunerações pela venda de seus fatores de produção às empresas. Essas remunerações são chamadas de Renda. A renda da terra é o aluguel, a do capital é o lucro. Assim, aluguéis, lucros, juros e salários são os principais componentes da Renda Nacional de um país.
Despesas
É o fluxo de gastos em bens e serviços de consumo e investimentos na economia.
Produto
É a denominação genérica para toda a produção de bens e serviços finais de uma economia.
Demanda Agregada
É a soma da demanda de todos os agentes econômicos de uma sociedade. Na economia de um país, a demanda agregada representa o gasto total com a compra de bens e serviços que serão adquiridos, para cada nível de preço. A demanda agregada depende de alguns fatores como: política monetária e fiscal, da renda em poder dos consumidores disponível para consumo, dos impostos a que estão sujeitos, dos gastos públicos efetuados pelo Estado, entre outros.
Agentes econômicos:
1) Bens e Serviços (Famílias)- Consiste nas despesas de consumo das famílias, o qual é determinado, além dos preços, pelo rendimento disponível, pelas tendências demográficas e pela riqueza acumulada;
Fatores que afetam:
Renda Nacional- O consumo é a parcela da renda que não é poupada, portanto quando a renda aumenta é natural que o consumo também aumente. Impostos Diretos – Valores que incidem na parcela e que poderiam ser utilizados no consumo. ( Impostos Diretos < Consumo).
Conceito:
Renda Nacional Disponível =
Renda Nacional – Impostos Diretos
Taxa de Juros- Defini a alocação da renda entre o consumo e a poupança, quanto > Taxa de Juros / < Consumo = > Poupança.
Disponibilidade de Créditos- Quanto maior a disponibilidade de crédito, maiores os prazos, maior será também o consumo.
Estoque de Riquezas- Quanto maior o patrimônio acumulado de um individuo ao longo de sua vida, maior também será o seu consumo.
2)