Quantificando a renda nacional
A macroeconomia estuda os fenômenos da economia como um todo, incluindo inflação, desemprego e crescimento econômico. O seu objetivo é explicar as mudanças econômicas que afetam as famílias, empresas e o mercado. A macroeconomia trata de varias questões que se referem ao funcionamento da economia. A economia é um conjunto de muitas famílias e muitas empresas interagindo no mercado, o estudo da economia levanta novos e intrigantes desafios.
• Renda e despesa da economia
Para analisar o sucesso econômico de uma pessoa analisa-se sua renda, não é diferente com a economia nacional, o PIB (produto interno bruto) analisa a renda total gerada na economia. O PIB mede simultaneamente duas coisas: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e serviços gerados na economia.
Podemos calcular o PIB de duas maneiras: somando a despesa total de uma família ou somando as rendas que são pagas pelas empresas. Como todas as despesas da economia acabam sendo renda de alguém, o PIB é o mesmo independente de como seja calculado.
• O calculo do produto interno bruto
Produto interno bruto (PIB) é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em dado período de tempo, o PIB soma vários tipos diferentes de bens em uma única medida do valor da atividade econômica, para fazê-lo lança mão dos preços de mercado. O PIB mede absolutamente tudo, desde uma laranja, cortes de cabelo, serviços de saúde até aluguel de casas.
Alguns produtos são excluídos do calculo do PIB por ser extremamente difícil sua medição, um exemplo são as drogas ilegais. Também exclui itens que são produzidos e consumidos no lar, um exemplo são as verduras que são apanhadas na horta, nos fundos do quintal de casa. O PIB inclui bens tangíveis e intangíveis, ou seja, bens e serviços adquiridos no presente. Os bens finais também são