Relatorio Corrosao
Química Geral Experimental
Experiência 8
Corrosão
Aluna:
Matrícula:
Aluna:
Matrícula:
Aluna:
Matrícula:
Professora:
Tuma:
Data de realização da experiência:
Introdução
Os metais são utilizados há milhares de anis devido as suas propriedades físicas e químicas. Mas, apesar de seu enorme emprego na pratica, muitos metais de deterioram no meio ambiente onde são usados. Se protegidos convenientemente, consegue-se excelente duração.
O estudo da corrosão tem inúmeras justificativas, tanto técnicas quanto econômicas. Ela pode ser definida como ataque (reação química) a um corpo solido por meio de uma ação química ou eletroquímica produzida pelo meio ambiente. Geralmente, essa reação ocorre na superfície do metal, provocando desde seu desgaste à sua destruição, seja pela alteração na sua estrutura, composição química ou no seu aspecto externo.
Nesta pratica, estudaremos o caso mais frequente de corrosão, que é a corrosão úmida ou eletroquímica do ferro.
Objetivos
Neste experimento, executaremos experiências relativas à corrosão úmida do ferro.
Procedimentos Corrosão do ferro na atmosfera
Colocamos um pedaço de palha de aço no fundo de uma proveta para gás (ou tubo com cerca de 40 cm) e a enchemos de água, fazendo com que a mesma penetre na malha da palha de aço.
Emborcamos essa proveta em um copo contendo água e deixamos o ar penetrar cerca de 10 cm.
Marcamos o nível da água na proveta, datando-o.
Após uma semana observamos novamente o conjunto.
Resolução:
Após uma semana foi observado que o nível da água subiu e que essa variação foi de 4,3 mL e consequentemente o volume do ar diminuiu. Isso ocorreu uma vez que o O2 foi consumido na oxidação de palha de aço que, por sua vez adquiriu uma coloração amarelada. Essa coloração indica que a oxidação não foi completa.
Fe(OH)2 + H2O + ½O2 → 2Fe(OH)3(s)