Renda Fixa
1. De acordo com a reportagem I do Valor Econômico, o anúncio da meta de superávit primário e o corte no orçamento anunciados na semana passada proporcionaram um alívio no câmbio e nos juros. Explique qual a relação entre a política fiscal (política de receitas e gastos do governo) e a inflação.
Acredito que o anuncio levou uma reação positiva do mercado, que parece dar um voto de confiança o governo. Esse tipo de noticia aumenta a confiabilidade do país e tende a entrada de mais investimentos devido a essa confiabilidade.
2. Analisando a tabela de evoluções das aplicações financeiras, é possível observar uma relação inversa entre o IBOVESPA e a taxa de câmbio. Explique a relação entre o comportamento das duas variáveis.
Creio que quando a moeda e desvaloriza perante o dólar a confiabilidade do mercado em geral cai impactando na bolsa de valores.
3. Explique a relação entre câmbio, Selic e IPCA.
A SELIC estando em um patamar elevado o país fica mais atrativo em relação a investimentos, implicando na entrada de dólares no pais.
4. Considere as informações da Reportagem II do Valor Econômico e analise os possíveis impactos da retirada de incentivos monetários pelo Banco Central americano (FED) na taxa de câmbio (real x dólar) e na inflação brasileira.
Creio que se os EUA mantem a taxa de juros do país baixa os investidores irão procurar outras opções de taxas mais atrativas no mercado para investimento.
FONTE(S) DE PESQUISA/ESTUDO Reportagens do Valor Econômico. www.valoronline.com.br