Renascimento
SM (renascer+mento2) V renascença. renascença sf. (renascer+ença) 1 Ato ou efeito de renascer; renascimento. 2 Reaparição, renova mento. 3 Nova vida, novo vigor. 4 Nova atividade, novo impulso dado às letras, às ciências, às artes, a uma instituição. 5 Regeneração. 6 Movimento literário, científico e artístico que despertou na Itália no século XV e nesse século e no seguinte se difundiu pelos outros países da Europa; teve como característica principal a imitação dos modelos da civilização grega e latina. 7 Época em que se deu esse movimento. adj m+f Pertencente à época ou ao estilo da Renascença: Escultura renascença.
2:ITÁLIA: O Berço do Renascimento
Esse é uma expressão muito utilizada, apesar de a Itália ainda não existir como nação. A região italiana estava dividida e as cidades possuíam soberania. Na verdade o Renascimento desenvolveu-se em algumas cidades italianas, principalmente aqueles ligados ao comércio.
Desde o século XIII, com a reabertura do Mediterrâneo, o comércio de várias cidades italianas com o oriente intensificou-se, possibilitando importantes transformações, como a formação de uma camada burguesa enriquecida e que necessitava de reconhecimento social. O comércio comandado pela burguesia foi responsável pelo desenvolvimento urbano, e nesse sentido, responsável por um novo modelo de vida, com novas relações sociais onde os homens encontram-se mais próximos uns dos outros. Dessa forma podemos dizer que a nova mentalidade da população urbana representa a essência dessas mudanças e possibilitará a Produção Renascentista.
3:FASES DO RENASCIMENTO
Trecento (o século XIV).
No século XIII, o gótico começa a dar lugar para uma arte que resgata a escala humana. São as primeiras manifestações do que, mais tarde, se chamaria Renascimento. A principal característica dessa mudança é o surgimento da ilusão de profundidade nas obras. Em Siena, Duccio da Buoninsegna e, em Florença, Cimabue e sobretudo seu aluno Giotto são os pioneiros