Renascença
Início: Período do século XV.
Localização: Teve início em Florença na Itália, depois em 1500 se dissipou para Países Baixos, Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, o qual ficou conhecido como a Renascença do Norte.
Principal Arte: Pintura
Como surgiu: Com os novos conhecimentos técnicos, como o aprimoramento do estudo da anatomia, os artigos evoluíram na arte de pintar retratos, paisagens, motivos mitológicos e religiosos, época conhecida como o começo da pintura moderna.
Auge: 1500 à 1520 com o chamado Alta Renascença, em virtudes das técnicas de pintura o prestígio por essa arte aumentou.
Artistas Famosos:
- Primeiro Período da Renascença: Séc. XV - Pintor Mosaccio, Escultor Donatello ( reintroduziu o Naturalismo) e Pintor Botticelli.
- Alta Renascença: Séc. XVI - Leonardo, Michelangelo e Rafael.
Influência: Durante esse período, a exploração de novos continentes e a pesquisa científicas proclamavam a confiança do homem e, ao mesmo tempo, a Reforma Protestante diminuía o domínio da Igreja, o resultado foi que o estudo de Deus como Ser Supremo foi substituído pelo estudo do ser humano.
Inovações: A mudança da pintura a têmpera, em painéis de madeira, e afresco, em parede de alvenaria, para pinturas a óleo em telas esticadas, o uso da perspectiva, dando peso e profundidade à forma, o uso de luz e sombra, em oposição a linhas desenhadas, e as composições piramidais na pintura.
Arquitetura na Renascença Italiana: Formada no mesmos princípios da geometria harmoniosa em que se baseavam a pintura e a escultura, a arquitetura recuperou o esplendor da Roma Antiga.
Principais Arquitetos: Alberti, Brunelleschi, Bramante e Palladio.
Características:
Roma: Copiavam o estilo e a proporção do estilo romano, retomavam estilos como o arco pleno, construção em concreto, domo redondo, pórtico, abóbada cilíndrica e colunas.
Regras: Baseavam seus trabalhos nas teorias apresentadas nós diversos tratados. As regras estéticas