a renascença
Pietá (pintura de Pietro Perugino - 1500)
A característica do Renascimento que pode ser colocada como a de maior importância é a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das catedrais góticas na arquitetura renascentista. O Renascimento traz consigo uma série de descobertas (realizadas por cientistas e pensadores) que foram de suma importância social.
O Renascimento não se deteve apenas à Itália, mas, o seu foco inicial foi sem sombras de dúvidas em terras italianas, devido a sua localização mercantil, pois a Itália possuía maiores contatos com culturas e outras civilizações por causa do Mar Mediterrâneo. Em oposição à espiritualidade característica medieval, esse período de transição ocorrida entre o Medievo e o Renascimento, valorizou, sobretudo, o homem do campo. O progresso que as artes, a literatura e as ciências obtiveram foi incalculável, pois o ideário humanista acabou sendo o canal do progresso, tornando-se o espírito do Renascimento.
O movimento humanista não aceitava os moldes de vida da Idade Média, pois via na Antiguidade uma saída, discernia a correspondência aos seus